Energia solar é responsável por quase metade da nova capacidade instalada de geração de energia em todo o mundo

A energia solar fotovoltaica é, de longe, a tecnologia líder mundial em crescimento de capacidade instalada na atualidade. De acordo com relatório divulgado pela empresa de pesquisas BloombergNEF (BNEF), concluiu-se que a energia solar foi responsável por quase metade (45%) de toda a nova capacidade de geração de energia construída em todo o mundo.

Com um recorde de 118 gigawatts construídos em 2019, o sistema fotovoltaico superou todas as outras tecnologias em termos de novas instalações. Além disso, foi a mais popular em um terço das nações, destacando-se como a principal nova fonte de tecnologia de geração de energia adicionada à rede em dezenas de países, desde Austrália, Índia, Itália, Namíbia, Uruguai e os EUA.

A energia solar e eólica alcançam 67% da nova capacidade instalada de energia agregada globalmente em 2019.

O relatório elaborado pela BNEF destaca os enormes avanços que a energia solar fez nos últimos dez anos, passando de 43,7 GW da capacidade instalada total em 2010 para 651 GW no final do ano de 2019. Sendo que também ultrapassou a energia eólica (644 GW) para se tornar a quarta maior fonte de energia com base na capacidade instalada, ficando atrás apenas do carvão (2.089 GW), gás (1.812 GW) e hidrelétrica (1.160 GW).

Em termos de participação global na geração efetiva, a energia solar representava 0,16% em 2010 e passou a responder por 2,7% em 2019. Apesar de apresentar proporcionalmente uma pequena participação na geração, os dados de capacidade instalada trazem a percepção de que o mundo busca cada vez mais por tecnologias de geração de energia através das fontes limpas.

Quer fazer parte dessa tendência global de geração de energia elétrica? Clique aqui para saber como podemos fazer sua empresa consumir energia mais barata e limpa.

Fonte: BlommbergNEF

Solicitar Proposta de Economia

Preencha o formulário abaixo para solicitar uma proposta econômica para seu condomínio ou para sua empresa.